sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Indicação: Fazendo meu Filme

      Pensei bastante sobre qual livro ou filme deveria ser a minha primeira crítica, mas aí resolvi fazer algo diferente: Ao invés de começar com uma resenha logo de cara, decidi falar sobre a série nacional Fazendo meu Filme, da Paula Pimenta, que eu enrolei MUITO pra ler e me arrependo. Esses três livrinhos (o quarto sai em março) me encantaram, pois eu passei por experiências muito parecidas com as da protagonista Fani.

     Bom, quem me conhece sabe que eu praticamente fui criada dentro do cinema, e há um tempo atrás eu decidi que faria faculdade de audiovisual (não deu certo, but...). Na época comprei uma revista daquelas de guia de profissões que indicava o livro “Fazendo meu Filme”, ainda com a versão antiga da capa. Eu me interessei, mas ainda tinha aquele preconceito ridículo com autores nacionais, e decidi deixar pra lá.

     Em 2009 eu decidi meio que do nada fazer intercâmbio. Sempre fui muito tímida e confesso que até meio anti-social, o que fez com que muita gente duvidasse que eu conseguisse. Mas eu segui em frente e vivi várias “aventuras”, enfrentei desafios e claro, viciei minha host family em cinema!! Quando voltei pro Brasil,em 2010, foi muito difícil me readaptar, sofri bastante e me senti muito perdida, ninguém me entendia.

     Somente esse ano, lembrei de “Fazendo meu Filme”, fui pesquisar pra ver se ainda poderia encontrá-lo e qual não foi minha surpresa ao descobri que o livro fez tanto sucesso que já estava no terceiro volume?? Na hora pedi os dois primeiros pela Saraiva.com e devorei-os, assim que chegaram. Que arrependimento não tê-los lido antes!! Eu finalmente tinha encontrado aquele “alguém que entendia tudo o que eu estava sentindo” que eu tanto precisava, e que sabia por tudo o que eu tinha passado, fiquei tão feliz!!

     Depois, no meu aniversário, meu irmão me presenteou com o terceiro volume, que eu descobri ser ainda mais lindo e mais emocionante, a Paula Pimenta realmente se supera a cada livro, mal posso esperar pela continuação!!

     Bom, agora que já contei toda a minha história com essa série (que eu super indico), bem como minha eterna admiração por ela, vou fazer um resumo breve sobre os livros, e prometo que logo farei as resenhas de cada um.


Fazendo meu filme 1 – A estréia de Fani: Conta a história de Fani, uma menina apaixonada por filmes de “amorzinho” que vê sua vida virar de ponta cabeça quando tem a oportunidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra. Agora ela precisa decidir se vai deixar sua escola, família, amigos e sua cidade para embarcar numa aventura em um lugar desconhecido, com pessoas diferentes. E pra deixar tudo ainda mais confuso, ela percebe que está apaixonada por seu melhor amigo.

Fazendo meu filme 2 – Fani na terra da rainha:  O segundo livro conta como foi a adaptação de Fani em sua nova casa, com sua nova família na Inglaterra. Mostra como foi difícil pra ela se desprender do Brasil e principalmente de Leo, e como nossa protagonista conseguiu enfrentar as saudades e todos os outros desafios e completou o programa de intercâmbio todinho.

Fazendo meu filme 3 – O roteiro inesperado de Fani : Já no terceiro livro, nos é mostrado como foi a volta de Fani ao Brasil, e como foi sua readaptação (Paula retratou certinho como podemos nos sentir tão estranhos com a volta pra casa) e também aborda temas como o vestibular e relacionamentos. Digo que é difícil escolher o melhor, mas sem dúvidas, esse foi o livro com que eu mais me identifiquei.


     Bom pessoal, é isso!! Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esses livros, eles são maravilhosos mesmo!!

Um comentário:

  1. Vc esta indo muito bem, tô gostando muito de seus comentários e dicas. bjos

    ResponderExcluir