segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resenha: Perdida


Antes de fazer a resenha de “perdida”, vou confessar uma coisa da qual eu me envergonho muito: eu já fui uma daquelas pessoas preconceituosas que achava que livros nacionais nunca chegariam aos pés dos internacionais (só o meu, quando eu terminasse de escrevê-lo XD), mas após dar uma chance para os livros da Paula Pimenta e me impressionar, decidi tentar mais um e minha escolha foi “perdida”, da Carina Rissi, não me decepcionei, esse livro com certeza entrou para a minha lista de preferidos e eu recomendo SIM.

Bom, vamos começar pela sinopse, que definitivamente foi o fator decisivo para que eu comprasse “perdida”, já que eu sou daquele tipo de pessoa que vive dizendo que “nasceu na época errada” e que adora coisas antigas *-*


Sinopse: Sofia vive em uma metrópole e está habituada com a modernidade e as facilidades que isso lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor à menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionavam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltára. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda do prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Autora: Carina Rissi
Editora: Baraúna


Vamos lá... Eu ando me identificando muito com a maior parte dos protagonistas dos livros que ando lendo, mas quando comecei “perdida”, vi que eu tinha pouquíssimas coisas em comum com a Sofia, pensava igual a ela em vários aspectos, mas o jeito dela agir era tão diferente do meu que fiquei meio receosa de que ela não me conquistasse. Porém, não demorou nadinha para eu estar rindo e chorando com a atrapalhada Sofia (uma das poucas coisas que temos em comum XD), ela é carismática e doidinha, demorei algumas páginas pra me acostumar com esse jeito dela, mas não tem como não gostar dessa garota!!

No começo do livro, confesso que algumas coisas me incomodaram um pouco. Principalmente as trocas de desaforos entre Sofia e seu chefe. Não sei se eu estava ansiosa para chegar a parte que ela ia para o passado logo, mas estava achando alguns diálogos meio desnecessários e infantis. Mas como eu não desisto de um livro tão fácil (minha sorte, porque se não teria perdido uma das histórias mais fofas que já li) continuei a leitura. Não demorou muito para o livro engrenar e eu não conseguir mais soltá-lo, não mesmo!!

Quando Sofia vai parar no passado graças a seu novo celular, ela é encontrada por Ian (*suspira*), um jovem da época, e após relutar um pouco ela deixa que ele a leve para sua casa, Ian diz que ela pode ficar lá o tempo que precisar. É interessante ver como no começo do livro ela só pensa em ir embora, mas após um tempo ela acaba se apegando a família Clarke que a trata tão bondosamente, e depois ela passa pela fase da indecisão, fica dividida, tenta negar seus sentimentos por Ian, mas finalmente percebe o que ela realmente quer. Pena que nem tudo dependia dela...

Os personagens que Carina criou são incríveis, além da diferente Sofia, tem o Ian que me surpreendeu muito, já que eu vinha de várias leituras onde os “mocinhos” eram meio vilões, meio “bad boys” e ele é completamente o oposto. Ian é cavalheiro, gentil e doce, e a maneira como suas expressões são descritas são maravilhosas, ele é apaixonante. Só que ao mesmo tempo, ele não é aquele cara bobinho demais, quando ele decide conquistar Sofia ela não tem nem chance *-*!!


Olhei pra ele. Ele não estava falando sério! Não podia estar falando sério!
- Eu não posso te chamar de Ian? É seu nome, não é?
- Sim é meu nome. – ele deu um meio sorriso. – Mas jovens solteiras normalmente devem saudar os cavalheiros por seus sobrenomes. Nesta parte do país, ao menos, é assim. – ele estava falando sério! – Se dirigir a alguém por seu primeiro nome denota certa... intimidade.


Mas não é só o casal principal que encanta, os personagens de apoio também foram muito bem construídos. Elisa, a irmã de Ian é uma fofa, igual suas covinhas encantadoras das quais Sofia sempre fala. Bem como os criados, principalmente Madalena, que está sempre querendo cuidar de Sofia. E até mesmo a amiga da família, Teodora, que no começo (e sempre que fala sobre fitas XD) é chatinha, mas no fundo ela se preocupa muito com o bem estar de seus amigos.

Além dos personagens super cativantes e da história fofa, tenho que destacar a perfeição com que as coisas foram descritas. O meu medo, era que o livro fosse confuso, porque com tantas coisas diferentes no século XIX, se a autora não soubesse explicar direito, podia embaralhar nossa cabeça, e ao mesmo tempo, se as explicações fossem boas, mas muito técnicas, ia deixar o livro maçante. No entanto, a Carina se saiu muito bem nesse quesito, muito melhor do que eu imaginava, não foi nada complicado imaginar os objetos diferentes e entender para que eles serviam.


Bom, se fosse por mim, eu escreveria ainda mais sobre a história linda da Sofia e do Ian, mas aí eu com certeza começaria a dar spoilers e estragaria a leitura de vocês, então paro por aqui. Ah!! Parabenizo a Carina Rissi por “perdida” e espero ter a oportunidade de ler muitos outros livros escritos por ela!!

Agora digo com todo o orgulho do mundo: eu AMO livros nacionais, nossos escritores são tão (ou mais em alguns casos) criativos, talentosos e cativantes quanto qualquer outro!! A única coisa que não ajuda muito são os preços, neh?? Mas aí, não é problema dos autores, e sim das editoras... Ainda não entendi por quê elas jogam os preços tão lá em cima, but... Se for pra ler uma história tão boa quanto essa, nunca mais reclamo de pagar caro, vale a pena  :)

4.5/5

6 comentários:

  1. Oi, Nan!!!
    Caramba! Amei a resenha! Muito obrigada pelo carinho com Perdida (e comigo! S2). Fiquei feliz demais lendo a resenha e perceber que o livro te agradou. Valeu, Nan!! =]
    Seu blog é lindo, aliás. Já tô seguindo. =]

    Beijooooos

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  2. Acabei de comprar o livro e tava meio receosa.
    Agora não vejo a hora que ele chegar.
    Bjos, Carol.

    http://cantinhocarolina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que honra, a Carina comentando aqui *-*

    E Carolina, tenho certeza de que você não vai se arrepender, também tava meio receosa quando comprei o meu, mas adorei, espero que você goste tanto quanto eu :)

    ResponderExcluir
  4. Ooolha só!

    Vai nessa, fernandinha! Tô adorando seus reviews :D
    boas dicas de leitura sao sempre bem vindas nessa geracao que acha ler um saco!
    se bem que ultimamente nao tenho visto tanta gente que nao gosta de ler mas anyways...bora lá! haha
    <3

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca para ler esse livro, Pedida está na minha lista de desejados, e gosto do tema viagem no tempo *-*
    Sempre leio ótimas resenhas dele, e a Carina parece ser super simpática!
    Gostei da sua resenha, o livro parece ser maravilhoso, e a história super fofa ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Eu estou doidaa para ler este livro faz tempo!
    A capa é linda, neh??
    Depois desta resenha, vou comprar logo este livro pra ler!
    Bjinho.

    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir