quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estréia: O palhaço

Olá pessoas!!

Como eu disse ontem no twitter, fui na pré-estréia do filme brasileiro “o palhaço”, que começará a ser exibido nos cinemas na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro... E agora trago pra vocês minha crítica :)


Sinopse: Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho. Venha rir e se emocionar com este grande espetáculo.

Se eu disser que não faço a mínima idéia de por onde começar essa crítica vocês acreditam?? Hum... Vejamos, se eu tivesse que escolher uma palavra para resumir o que senti em relação a esse filme, eu acredito que não haveria palavra melhor do que frustração.

E é com dor no coração que digo para vocês que não gostei, mas não gostei MESMO, do filme que nosso querido Selton Mello (fiquei meio frustrada com ele também, no final eu conto o porquê XD), considerado por muitos o “melhor ator da nossa geração”, não apenas dirigiu, como também atuou e ajudou a escrever.

Começo pelo roteiro, que pra mim foi o que deixou o filme totalmente apático. Trata-se da história do palhaço triste que ganha a vida arrancando risadas da platéia. Clichê?? Sim, mas não foi isso o que mais me incomodou. Bom, o palhaço triste sente que precisa partir para tentar encontrar sua verdadeira identidade (nos sentidos literal e figurado :P), e é nessa hora que começa sua grande aventura!! Legal não?? Bom, só que tem um probleminha: apesar de ser isso que a sinopse nos dá a entender, que essa será a história de um homem que está cansado da mesmisse e por isso parte para qualquer lugar na tentativa de encontrar seu verdadeiro eu, sua jornada dura, hum... acho que nó máximo uns 10 ou 15 minutos. O resto do filme?? Só tentativa de comédia misturada a uma espécie de “documentário” sobre o dia-a-dia dos artistas de circo.

Além do roteiro estranho (não consegui nenhuma palavra que definisse melhor), o filme deixou muitas pontas soltas desnecessárias. Eu particularmente não gosto disso,  por exemplo, queria saber quem foi que contou sobre Lola (Giselle Motta) ser uma ladra safada (não é spoiler, tá?? O espectador já fica sabendo da índole dela desde o início).

Os dois pontinhos que dei ao filme foi por causa dos atores, deles não tenho o que reclamar, não teve nenhum que eu possa dizer “nossa, ele/ela foi péssimo” e também porque confesso ter sido interessante ver como era o circo antigamente (só que o filme não deixa claro a época, quando pesquisei, achei que esse tipo de circo era dá decada de 20, mas algumas pessoas acharam que era de 40, então sei lá, mas não custava nada eles terem colocado o ano em que a história se passava, faltou isso também).

A foto mais decente que consegui tirar do Selton Mello
(Sorry pelas pessoas atrás XD)
Só pra finalizar, o evento (pré-estréia XD) foi realizado no cinema de um shopping em São Paulo ontem (26/10) e contou com a presença da maior parte do elenco, incluindo o próprio Selton Mello. Fiquei uma hora tentando tirar uma foto decente dele (e se possível com ele, neh??), mas infelizmente ele não é a pessoa mais simpática do mundo não, gente... Bem diferente do que aparenta ser nas telonas, isso me deixou meio frustrada... Mas de quem eu peguei raiva mesmo foi de uma atriz que nem tinha nada a ver com o filme, mas estava lá se achando e enchendo o saco, não vou citar nomes, só digo que começa com Arieta e termina com Correa (haha, que tosco isso, neh?? :P).

Enfim, não sei se minha decepção com “o palhaço” foi tão grande devido ao fato de eu estar esperando mais do filme (lê-se BEM MAIS), ou talvez porque eu estava achando que a história tomaria um rumo diferente, mas uma coisa é certa: não gostei e não recomendaria. Só que como sempre, dei uma pesquisada em outras críticas e confesso que vi muitas elogiando essa produção, então quem sabe?? Gosto é uma coisa estranha, não é??

 2/5

5 comentários:

  1. Olá Nan,

    bom, gosto realmente não se discute e cada um tem o seu. Porém, ainda que você tenha o direito de não ter gostado do filme, há alguns pontos que enfraquecem seus argumentos, especialmente no que diz respeito a "corresponder expectativas". Um filme não deve ser considerado bom ou ruim por ter correspondido às expectativas de Fulano ou Ciclano, mas sim analisado a partir daquilo que é apresentado em tela. Aliás, por mais difícil que seja, o ideal seria se todos fôssemos sempre aos cinemas sem quaisquer expectativas, mas é um exercício bastante difícil.

    Vi que você elogiou (com razão) o trabalho dos atores, mas senti que faltou explicar um pouco mais sobre as razões por não ter gostado do roteiro, já que este é um ponto importante da sua análise.

    No mais, vamos ficar aguardando a estreia para ver como o público reagirá ao filme. Podemos nos surpreender!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fefê, sendo esse seu blog pessoal e, como você mesma disse, algo que expressasse o que você sente quando lê um livro ou assiste um filme, gosto muito das suas resenhas. Claro que são meio resenhas, meio texto livre, mas isso é o que faz a diferença, pra mim. Não parece tão... certinho. Fazendo Letras, estou acostumada a tantas regras que é até um alívio ler seu blog : D É como se você conversasse com os seus leitores, e nunca sem esse seu jeitinho meiguinho & "everything is going to be all right"...

    Love you!

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo!!

    Bom, eu disse que não gostei do filme, não que não era bom, mesmo porque, as críticas que faço no blog são mais minha opinião mesmo, não vou me meter a crítica de cinema, porque (infelizmente) não tenho conhecimento técnico para isso...

    Sim, elogiei o trabalho dos atores, já que todos se sairam muito bem, e não é porque não gostei do filme que vou falar que eles trabalharam mal, neh??

    E quanto ao roteiro, o que me incomodou foi a rapidez com que o que eu achei que seria a parte principal do filme (a saída dele do circo) aconteceu, no final, fiquei uns minutos sentada pensando "já acabou??" pra mim foi estranho isso, como disse, fiquei meio perdida, esperando a continuação da história...

    Bom, de qualquer maneira, agradeço pelo comentário educado, e vou tomar cuidado nas próximas vezes para tentar explicar melhor os pontos que gostei ou não :)

    E Hieee...

    Origada por estar aqui me apoiando!! Gosto muito de escrever nesse blog, me faz sentir como se tivesse conversando com alguém mesmo!! Me visite sempre, tá?? Gosto muito de saber sua opinião :D

    ResponderExcluir
  4. Nan, senti realmente que seu texto é mais um bate-papo mesmo, e aí percebi que talvez tenha sido um pouco rigoroso demais. Ainda assim, a complementação aqui nos comentários foi esclarecedora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Gostei mto do seu blog!
    Sabe, não tinha mto interesse em assistir a este filme, e depois de ler sua postagem, tenho certeza q não faz mto meu estilo...

    Tb escrevo em um blog, e sempre deixo claro que minhas resenhas, seja de livro ou filme ou músicas, são totalmente pessoais. Não sou critica, sou um mera apreciadora que gosta de dividir minha opinião com as pessoas. Acho q este é o seu caso tb, não é?

    Bjos.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir